Quando falamos de conseqüências do uso de drogas, tanto “lícitas” (cigarro, cerveja, etc), quanto ilícitas sempre nos vem a idéia do risco de desenvolver várias doenças e até o de chegar à morte. No entanto, passa um tempinho, surge uma sugestão de fumar ou beber, por exemplo, e aqueles riscos ficam no esquecimento.
Tornar-se um viciado é fácil; o problema é que para livrar-se do vício não é tão fácil assim.
A seguir, serão apresentados alguns dos danos físicos, psicológicos e sociais causados pelo uso de drogas. Reflita um pouco sobre cada um e repense seus conceitos sobre o uso e/ou a necessidade de ajudar usuários a saírem desse mundo de ilusão e sofrimento.Transtorno Psicótico
É um conjunto de fenômenos psicóticos que ocorrem durante ou imediatamente após o uso de substâncias psicoativas e que são caracterizadas por alucinações, ilusões, delírios e/ou idéias de referência, transtornos psicomotores e afeto anormal.
Delirium TremensÉ um estado toxicoconfusional breve, mas ocasionalmente com risco de vida, que se acompanha de perturbações somáticas. É usualmente uma consequência de uma abstinência absoluta ou relativa do álcool, em usuários gravemente dependentes com uma longa história de uso. Os sintomas prodrômicos incluem insônia, tremores e medo, podendo haver convulsões.
Estado de Abstinência
É um conjunto de sintomas, de agrupamentos e gravidade variáveis, ocorrendo na ausência relativa ou absoluta de uma substância, após seu uso repetido, prolongado e com altas doses. A abstinência pode ser complicada por convulsões e delirium.
Uso durante a gestação:
O uso de drogas durante a gravidez tem as seguintes implicações tanto para a mãe como para o feto em desenvolvimento:
A saúde da gestante
As mulheres grávidas com transtorno decorrente do uso de droga apresentam risco elevado para doenças sexualmente transmitidas (como infecção pelo HIV), hepatite, anemia, tuberculose, hipertensão e pré-eclâmpsia.
O curso da gestação
As mulheres grávidas com transtorno decorrente do uso de droga (dependendo do tipo) podem apresentar maior risco para abortos espontâneos, pré-eclâmpsia, placenta prévia e trabalho de parto precoce ou prolongado, além de complicações de outras condições clínicas que podem ser relacionadas ao uso de drogas (como hipertensão em dependentes de cocaína).

Algumas drogas, incluindo os opióides, cocaína e álcool, atravessam a placenta e afetam diretamente o feto. Isso pode ocorrer em qualquer estágio do desenvolvimento, mas é particularmente provável durante o terceiro trimestre, quando o fluxo sangüíneo materno fetal e as taxas de transporte placentário estão aumentadas. A placenta pode deslocar antes, um dos vários fatores causadores do número crescente de partos prematuros.
O feto pode apresentar risco mais elevado que a média para defeitos congênitos, problemas cardiovasculares, comprometimento do desenvolvimento e crescimento, prematuridade, peso baixo ao nascimento e óbito.
Após o parto, o neonato pode apresentar abstinência da droga. que pode ser de difícil reconhecimento, particularmente se o pediatra não conhece o diagnóstico da mãe.
Desenvolvimento da criança
Algumas substâncias (como o álcool) são associadas com efeitos negativos a longo prazo sobre o desenvolvimento físico e cognitivo.
Você ainda não tomou uma atitude contra as drogas? Mais alguns motivos...
Principais doenças causadas pelo cigarro:
- Câncer de pulmão
- Câncer de boca
- Câncer de laringe
- Câncer de estômago
- Leucemia
- Infarto do miocárdio
- Enfisema nos pulmões
- Impotência sexual
- Bronquite
- Trombose vascular
- Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes)
- Catarata
- Aneurisma arterial
- Rinite Alérgica
- Úlcera do aparelho digestivo
- Infecções respiratórias
- Angina
Imagens fortes
Ainda quer continuar alimentando vícios e não fazendo nada para ajudar quem precisa?
Veja agora algumas consequências para o uso de bebidas alcoólicas:
Sintomas: pensamento demorado, suscetibilidade emocional, comportamento desinibido, euforia ou depressão, agitação, convulsão, andar instável, tremores, náuseas, vômito, hipotermia, vermelhidão ou palidez, fraqueza muscular e coma. A gravidade dos sintomas depende parcialmente do nível sanguíneo de álcool.
Outros Efeitos do Álcool
Outros efeitos do álcool sobre o organismo do homem/mulher estão listados a seguir:- diurese autolimitada
- vasodilatação cutânea (vermelhidão)
- retardo no trabalho de parto
- prejuizos no desenvolvimento fetal
- degeneração neurológica (bebedores inveterados), como a demência e neuropatias periféricas
- hepatopatia que progride para a cirrose e a insuficiência hepática
- tolerância, dependência física e psicológica (vício)
Não dê moleza para os vícios. Mesmo que você não seja usuário de nenhuma droga, ajude seu próximo a manter-se longe desse mal.
Não deixe que uma ilusão momentânea transforme-se num sofrimento prolongado.
Na terceira e última parte da "Drogas? Quero não, posso não", no dia 19/12, apresentaremos alguns meios e provas de como vencer as drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário